Wake up Dead Man - ★★★★★
- Gabriel Iskren
- 15 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Como é bom falar de filme bom né? táaa doido, a melhor coisa que eu fiz foi assistir o segundo filme dessa trilogia para chegar nesse terceiro com a expectativa lá embaixo e me surpreender positivamente com a qualidade absurda desse filme.
Para aqueles que não conhecem, Knives Out é uma série de filmes de investigação com uma pitada de comédia que é protagonizada pelo Daniel Craig ( o 007 ) que vive o detetive Benoit Blanc nos 3 filmes. O primeiro filme foi lançado em 2019 e é uma PEDRAAAADA de filme. O segundo foi lançado em 2022 e foi beem inferior ao primeiro e foi por isso que quando eu vi o anúncio desse terceiro eu não criei tanta expectativa, porque pensei que ia ser de mal a pior. O problema é que eu não contava com ele: Josh O'Connor, sim, o protagonista legal de Challengers que já tem review aqui nesse blog. Papo reto, o que esse camarada tem de atuação é uma brin-cadeira, que cara bom. Assim como no primeiro filme, esse daqui tem um elenco maneiro, mas o Daniel Craig e o Tenista safado carregam esse filme nas costas e para explicar isso eu vou ter que contar a premissa do filme, então se você não viu ainda, vai ver e depois volta aqui.
O padre Judge ( Josh ) é enviado para uma cidadezinha de interior para ficar numa capela com o padre Wicks. Ele fica lá por mais ou menos 10 meses e depois de conhecer todo mundo ali e como tudo funciona ele se revolta com a maneira como o padre Wicks controla tudo ali. Acontece que um dia, depois da missa, o padre Wicks entra sozinho numa sala trancada e cai morto do nada com uma faca nas costas. A investigação começa e aí você tem que ver para experienciar isso tudo, mas vamos aos créditos dessa maravilha.
A primeira coisa que a gente tem que pontuar que mudou da água para o vinho se comparando o segundo filme com esse é a direção INSANA do Rian Johnson. Ele é o diretor e roteirista dos 3 filmes, mas o que ele faz aqui nesse terceiro é uma coisa ímpar. Toda a dinâmica na igreja, com as luzes, sombras, as luzes na floresta, a tensão criada pela iluminação, os ângulos de câmeras, as narrativas contadas em perspectivas particulares, cara... isso é lindo. A cena do Blanc olhando para o sol e citando Damasco é papo de gênio. Todos os diálogos do Judge com o detetive sobre moral, fé, responsabilidade, culpa, pecado, inocência... COISA LINDA DEMAAAAIS e eu sei que falei antes, mas eu tenho que ressaltar isso quando é bem feito: A atuação do Josh nesse filme é absurda pô, eu como pecador e relutante dos meus pecados que sou quando vejo o cara chorando, e com medo, e deprimido, e assustado e não sabendo o que fazer eu consigo entender PERFEITAMENTE o que ele está sentindo e para uma pessoa encenar isso de uma maneira que não fique ridículo ou paia é porque essa pessoa é gênio, não tem o que falar.
A segunda coisa que temos que pontuar é a fotografia desse filme, que negócio lindo pelo amor de Deus. Todas as implicações da luz e da sombra nos momentos de "bem e mal" desse filme deveria ser objeto de estudo em curso de cinema. Os enquadramentos na igreja, na floresta, nos cômodos das casas é tudo excepcionalmente bem feito e dá gosto de ver filme assim véi, tá doido.
A terceira e última coisa que devemos pontuar é o roteiro e isso, como vocês devem saber, é o que eu mais prezo em um filme: A história que está sendo contada. Eu sempre gostei das histórias de Knives Out, toda essa dinâmica meio Sherlock Holmes misturado com Scooby Doo eu acho beeem maneiro, ainda mais da forma como é feito, deixando a gente participar da investigação e tirar nossas conclusões e no final a gente sempre ficar meio chocado com como é solucionado o problema. Eu particularmente curto muito e a investigação desse terceiro para mim foi a melhor disparada entre os 3 filmes.
Então assim, eu poderia citar uma coisinha ou outra que eu não gostei tipo a atuação do arqueiro, mas são coisas tão mínimas e tão pontuais que não chegam a diminuir em nada a experiência gratificante que eu tive com esse filme. Tão gratificante que ele entra para o rol dos filmes lendários, aqui são 5 estrelas e sem choro.
Mas e vocês, já assistiram? curtiram tanto quanto eu? fala para mim aqui nos comentários.




Comentários