top of page

The Smashing Machine - ★★☆☆☆

  • Foto do escritor: Gabriel Iskren
    Gabriel Iskren
  • 13 de nov.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de nov.

ree

Esse filme é complicado de se escrever sobre porque ao passo que eu gostei de algumas coisas, eu não gostei de muitas outras e eu acho que as coisas que eu não gostei pesam demais sobre a nota final, mas vamos do começo.


The Smashing Machine é um filme dirigido por Benny Safdie — de Joias brutas — e protagonizado por Dwayne Jhonson ( AKA The Rock ) e Emily Blunt ( AKA aquela atriz lá ). Juntos eles dão vida ao casal Mark e Dawn e eu só estou dando essa ênfase agora porque o filme é focado basicamente só nesses dois. Então se você não gosta de nenhum desses atores nem de nenhum desses personagens ( já que são baseados em pessoas reais ) então talvez esse filme não seja para você ( assim como não era para mim ). E aproveitando o gancho vamos para a história do filme, que é o que mais pesa na nota dele para mim.


A história é baseada "na vida" do Mark Kerr que hoje é um ex lutador de UFC ( eu acho ), mas que no período tratado no filme estava no seu auge. Nós não somos apresentados a nenhum tipo de narrativa por assim dizer, você só é jogado em mais um dia comum dele e vai acompanhando o seu apogeu e o seu declínio e é esse pequeno detalhe que eu fiquei desgostoso com esse filme: não ter nenhum tipo de narrativa.


Porque assim, imagina aí na sua cabeça qualquer filme, literalmente qualquer um. O básico que se espera é uma mínima introdução ( ainda que seja em lettering, em algum resumo narrado ou coisa do tipo ) de onde você está se metendo. Com essa introdução você já tem pelo menos o chão do que a história do filme vai construir para você, certo? certo. O problema é que em The Smashing Machine a gente não tem esse chão. A gente começa assistindo o filme sem saber direito quem é, o que quer e como vai conseguir o que quer, e a medida que o filme vai passando você vai meio que pegando algumas dessas coisas ali na história, mas como ela não tem uma linha narrativa, meio que ela pode acabar a qualquer momento e é basicamente isso que acontece. Eles escolhem um momento da vida do Mark para ser o "esse é o final do filme" e esse fica sendo o final do filme kkkkk então tipo, com certeza deve ter gente que gosta desse formato de filme meio biografia e talz, mas eu não curto, pelo menos não curto do jeito que foi feito.


Apesar da linha narrativa ser nula, a produção do filme está muito bem feita. A caracterização do The Rock eu não sei não, vou deixar para vocês comentarem o que acharam. Mas a da Emily Blunt e do camarada que dá vida ao outro Mark lá eu achei bem boas. A edição e ambientação também ficaram muito bem feitas porque eu, que não fazia a mínima ideia de quem o pessoal ali era, fiquei apreensivo e com medo de rolar cenas pesadas em quase todas as interações dos dois protagonistas, e isso se deve muito a atuação dos dois e a direção também que montou tudo isso né.


Então assim, tecnicamente, The Smashing Machine é um filme bem feito, mas a forma como eles decidiram contar a história para mim foi muito muito ruim, por isso a nota desse filme para mim é ★★


Mas e você, já assistiu ao filme? gostou ou odiou? deixa sua opinião aqui nos comentários.

Comentários


1155.jpg

Para críticas, sugestões ou bate papos, entrem em contato através desse email: gabrieliskrencinefilo@gmail.com

Inscreva-se na Newsletter

Contato

bottom of page