Memento - ★★★★⯪
- Gabriel Iskren
- 17 de nov.
- 2 min de leitura

Memento é uma aula de direção e roteiro que foram conduzidos pela família Nolan ( Christopher pela direção e Jonathan pelo roteiro ). Antes de mais nada, eu queria dizer que esse é um dos poucos filmes nesse blog que eu recomendo muito que você assista por ele ser bom, então toma cuidado porque vão ter alguns spoilers aqui ( apesar de o filme ser de 2000 ), mas caso você não se importe tanto com spoiler ou já tenha assistido, segue o flow.
O filme é basicamente uma jornada de vingança de um camarada que está perseguindo um brother que estuprou e matou a mulher dele. O problema nessa jornada é que esse tal camarada, o Leonard ( interpretado pelo Guy Pearce do horroroso Homem de Ferro 3 ) tem problema de memória recente, ou seja, ele não lembra das coisas que aconteceram tipo 5~10 minutos atrás e, por isso, ele precisa tirar foto das coisas e anotar em qualquer canto o que ele estava fazendo, com quem ele estava falando e o que ele sabe da investigação até o momento.
A premissa do filme por si só já é bem maneira, né? Pois é, mas adiciona aí o fator de que esse filme meio que é contado de trás para frente e com um "loopback" das memórias do Leonard. Não entendeu? Na prática, a gente meio que é obrigado a entender o sofrimento dele, porque a gente vê o que acontece no presente, mas não sabe o que aconteceu no passado para estar acontecendo aquilo no presente, sacou? Aí o filme fica "indo e voltando", mostrando o presente e um pouco do passado, depois avança um pouco mais no presente e volta um pouco mais no passado e por aí vai até terminar o filme.
E é isso, o Nolan é um gênio por pegar um negócio simples ( a premissa ) e complicar maneiro na execução, mas nesse filme ele faz isso de maneira absurdamente boa. Chega num momento que você começa a duvidar do mano Leonard por conta dos registros das memórias que ele faz e aí você começa a ficar meio "ué?". E isso é lindo. O filme acaba com um plot bem maneiro que te deixa duvidando de quase tudo que você assistiu.
A interpretação do Guy Pearce aqui é bem boa, até porque ele entrega bem esse personagem vingativo com Alzheimer, mas a ênfase da qualidade do filme tem que ser para a direção do Nolan, que digo e repito: é muito boa. Porém, nem só de pão viverá o homem, né? Então nem só de qualidade vive esse filme, porque, apesar de o plot e a construção dele serem bem bons, você termina o filme sem saber direito o que aconteceu, fora que o "recente" no problema de memória recente do Leonard é bem seletivo, porque ora ele lembra de coisas que aconteceram meia hora atrás, ora ele não lembra do que aconteceu 5 minutos atrás, então meio que usam isso de artifício para criar umas situações ali e por isso perde umas notinhas e cai para "só" 4 estrelas e meia. Dito isso, esse filme é lendário.




É muito bom ler um texto que não foi gerado por IA 👍🏽