top of page

Frankenstein - ★★⯪☆☆

  • Foto do escritor: Gabriel Iskren
    Gabriel Iskren
  • 25 de nov. de 2025
  • 3 min de leitura

Algumas pessoas, fãs desse blog, me pediram muito para assistir esse filme. Eu, como um bom profissional que sou, atendi o pedido dos meus fãs e está aqui, prontinho para vocês. Maaaas, não sei se é exatamente o que vocês esperavam, beleza?


Frankenstein é um filme muito, mas muito bem feito pelo Guillermo Del Toro que me surpreendeu, porque normalmente as obras desse camarada são 8 ou 80, ou você ama, ou você odeia, e eu definitivamente não amo Frankenstein kkkkk mas vamos conversando. O filme obviamente conta a história do doutor Victor Frankenstein ( vivido pelo Oscar Isaac de Duna e Cavaleiro da Lua ) e seu monstro ( não vivido aqui pelo Jacob Elordi do tenebroso Barraca do Beijo ). A proposta do filme é contar "2 versões" da mesma história, uma pelo prisma do criador e outra pelo prisma da criatura, e a ideia é bem legal, só teria sido melhor se tivesse sido bem feita.


Perceba que eu falei que seria melhor, não disse que odiei, até porque eu gosto dessa divisão do filme em capítulos. O problema é que não são 2 visões diferentes da mesma história, é 1 história só contada por 2 pessoas. "Ain Gabriel, mas qual a diferença?" sente e leia, jovem mancebo: Uma coisa é eu chegar para você e narrar uma história sobre um prisioneiro que fugiu de uma cadeia, e aí eu te conto o começo, o meio e o fim de como o prisioneiro fugiu e o que o policial estava fazendo enquanto isso e como o policial foi atrás dele depois. Outra coisa completamente diferente é eu chegar para você e contar essa mesma história, mas primeiro eu conto o começo, o meio e o fim na ótica do prisioneiro e depois eu conto o começo, o meio e o fim na ótica do policial. Percebe como uma mesma história tem potencial para se tornar 2 histórias completamente diferentes? Então, não é isso que acontece em Frankenstein, porque nesse filme metade de uma história é contada pelo criador, e a outra metade é contada pela criatura. Tanto que na parte da criatura você não faz ideia do que aconteceu com o criador, ele passa por um período de tempo maneeiro e a gente não faz ideia do que o Victor ficou fazendo nesse período todo e isso para mim foi meio frustrante, porque até o meio do filme ( que era a história no prisma do Victor ) eu estava bem impressionado com o que eu vi, mas quando começa a história "na ótica do monstro" vira essa zela aí.


Além disso o filme tem umas falhas de roteiro meio sinistras, porque tudo bem que é uma fantasia e talz, mas se eles se dão o trabalho de explicar como o Victor faz funcionar partes de corpos diferentes em um mesmo corpo, eles deviam ter o mesmo trabalho para explicar o porquê desse bixo ser imortal, ter a regeneração do Wolverine junto com o fator cura do Deadpool além de uma força sobrenatural, mas eles não fazem isso. Gastam sei lá quantos minutos com cenas de cirurgias nojentas juntando um pé numa perna, mas não me explicam de onde vem a super força seletiva do mano monstro, fora a curva de aprendizado dele que eu só vou passar pano aqui porque eu simpatizei com o gandalf cego que ensinou ele a ler, mas eu me recuso a acreditar que um ser daquele aprendeu a se comunicar perfeitamente em um intervalo de tempo tão curto como é mostrado para nós, mas como eu falei, vou passar pano.


Agora partindo para a parte técnica eu achei a atuação de todos os atores bem convincentes com direito a uma surpresa para a atuação do Jacob como monstro. Óbvio que a maquiagem ajuda, mas a interpretação corporal dele e até na fala meio burra ficou muito boa, os outros ( Oscar e Christopher ) não fugiram do normal que é ser muito bom na atuação. Agora o que ficou EXCELENTE foi a fotografia desse filme, táaaa doido, que coisa linda. Quase toda cena que aparecia eu comentava com a minha namorada que dava para pausar e fazer wallpaper de tão bonito que estava. Claro que tem muito CGI em muitas cenas que acabam prejudicando, mas o todo é bem mais positivo do que negativo.


Então resumindo, Frankenstein é um filme bom? sim. Assistiria de novo? definitivamente não. Recomendo que você assista? cara, é legalzinho sabe.. se não tiver nada para assistir aí vai na fé, mas tem coisa melhor, e por isso a nota dele fica em 2,5 estrelas.


Mas e vocês, meus fãs? Gostaram do filme? Gostaram do review? foi o que vocês esperavam? Me conta aqui nos comentários.

8 comentários


Felipe Gomes
Felipe Gomes
02 de dez. de 2025

Frankestein


Olha, não sabia que o Guillermo Del Toro tinha feito um filme nesse ano, e eu confesso que nem sabia que esse filme ia lançar kkkkkkk


Frankestein vivido pelo Oscar Isaac? Olha que coincidência. Se um filme de Hollywood vai lançar, quem serão os atores?

a) Zendaya

b) Pedro Pascal

c) Oscar Isaac

d) Tom Holland

e) Todos os anteriores

Agora, sem zoar, para mim, o Oscar Isaac é um ator excelente. Espero ver ele como Cavaleiro da Lua novamente no UCM (a série foi boa, tirando a luta final).


Eu achei a ideia legal também, ter 2 perspectivas, já que teoricamente, até onde eu sei (se eu tiver errado, me corrijam), o Frankestein não sabe discernir entre o…


Curtir
Felipe Gomes
Felipe Gomes
02 de dez. de 2025
Respondendo a

Pode deixar! Eu acho que vou gostar. Vamos ver kkkk


Curtir

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
25 de nov. de 2025

Você não pode ser uma pessoa confiável. 👀


O sabor da ficção é não precisar explicar muita coisa. O Superman voa pq? Ninguém sabe. E eu não quero saber. Gosto da ideia de que alguns personagens sejam uma incógnita. Esses fatos inexplicáveis aguçam a curiosidade.


2.5 estrelas Gabriel? 🫠

Curtir
Felipe Gomes
Felipe Gomes
02 de dez. de 2025
Respondendo a

Olá parceiro, tudo bem? Eu gostaria de apontar, respeitosamente que discordo da sua frase: o sabor da ficção é não precisar explicar muita coisa. Não é bem assim. Toda e qualquer e obra da ficção, precisa seguir uma lógica estabelecida pela história. Se você pega o Superman, que voa, solta raio lazer, assopra frio, é super rápido, volta no tempo, etc; não é porque ele tem poderes, que o filme precisa tirar a lógica 'porque sim'. Se no filme falarem que o Superman pode se teletransportar. Opa, da onde veio isso? Ele nunca teve esse poder em nenhuma obra original, quadrinhos ou em nenhum outro filme ou desenho. Da onde veio? Tem que explicar sim. É o herói mais famoso…

Editado
Curtir

anabellroanesr.amorim
25 de nov. de 2025

Inegavelmente a fotografia é o ponto alto desse filme, todo o conjunto de cores, enquadramento, composição, iluminação e os planos com transições muito bem feitas me impressionaram positivamente. Enquanto estamos acompanhando o pov do Victor, a história é muito mais interessante e acredito que isso se dá, principalmente, pela completude da história. Não acho que as cenas nojentas e específicas explicando anatomicamente como funcionaria o experimento tenham sido gastas atoa, porque reforçam no expectador a genialidade e obcessão do médico, além de mensurar que seria possível que funcionasse, sem diminuir a complexidade do experimento. Concordo que existem muitos "buracos" na narrativa e quase todos (se não todos) se dão enquanto o mostro está contando sua história, o que me faz questionar…

Editado
Curtir
Gabriel Iskren
Gabriel Iskren
26 de nov. de 2025
Respondendo a

Não vou discordar de você nos quesitos técnicos do filme, até porque você concordou comigo, mas em relação à nota eu escrevi o review inteiro pensando em dar 3 estrelas para o filme, mas a medida que eu ia escrevendo eu ia lembrando de tudo o que eu vi e no calor do momento eu dei 2,5 e não me arrependo de nada. Guillermo Del Toro que melhore no filme da mulher do Frankenstein.

Curtir
1155.jpg

Para críticas, sugestões ou bate papos, entrem em contato através desse email: gabrieliskrencinefilo@gmail.com

Inscreva-se na Newsletter

Contato

bottom of page